sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Esporte & Saúde #8 - Os benefícios da corrida





Olá galerinha, vocês querem saber o porquê a cada dia que passa aumenta o número de pessoas correndo pelas ruas? 

Mas hoje não estamos falando da correria do dia a dia e sim do esporte propriamente dito. 

A corrida é um dos esportes mais praticados e prazerosos do mundo, além de derreter gordura e aumentar a resistência, ainda traz benefícios que você não enxerga e se espalham pelo corpo todo. Confira!



  • Exercita a cabeça: Toda atividade que exige foco e concentração é positiva do ponto de vista neurológico, porque estimula o raciocínio.“Correr regularmente também melhora a memória e outras funções cognitivas”.
  • Melhora o sono: equilibra o organismo e melhora a qualidade do sono.
  • Previne doenças: correr fortalece o sistema imunológico.
  • Aumenta a autoestima: o fato de conseguir evoluir um pouquinho a cada dia faz um bem danado para a autoconfiança. 
  • Deixa o coração resistente: A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco. 


Tudo isso afasta o risco de aterosclerose, que é o estreitamento de vasos devido a placas de gordura e que leva ao infarto. 

E como sempre, NÃO SE ESQUEÇA DA “ÁGUA”! 



Quando você corre, perde líquido e sais minerais por causa da transpiração. Por isso, é preciso ficar atento à hidratação durante o exercício. 

Para treinos que duram até 60 minutos, beber água (pequenos goles a cada 20 minutos) é suficiente. Quando o tempo de corrida for superior à uma hora, recomenda-se o consumo de uma bebida esportiva, que, além de água, contém sais minerais, como sódio, potássio, cálcio, magnésio e carboidratos.

É bom saber também que a corrida é uma forma de exercício aeróbico, a frequência cardíaca aumenta durante a atividade, quando a frequência cardíaca aumenta, todo o sistema cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) se exercita. Exercícios regulares fazem o sistema cardiovascular trabalhar de forma mais eficiente. 

Mas o que isso significa? Os exercícios regulares deixam o coração e as outras partes do sistema cardiovascular mais fortes, e as ajudam a trabalhar com mais eficiência. 

O coração bombeia mais sangue a cada batida. Isso, por sua vez, ajuda os vasos sanguíneos a reterem
elasticidade. O maior volume de sangue também carrega mais oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo. Os pulmões também se exercitam, em função do aumento da frequência respiratória durante uma corrida.

Mas por que esses efeitos são importantes? O controle do peso desempenha um papel fundamental na prevenção do diabetes tipo 2, doença na qual os açúcares dos alimentos não são adequadamente metabolizados. 

A incidência dessa doença está aumentando drasticamente em todo o mundo, principalmente em países sob rápida industrialização. Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de desenvolver doenças renais e cardiovasculares, cegueira, gangrena e outras doenças.


Os exercícios regulares reduzem a pressão arterial, ajudando assim a controlar a hipertensão (alta pressão arterial). Os exercícios também aumentam o bom colesterol (lipoproteínas de alta densidade, ou HDL) e reduz o mau colesterol (lipoproteínas de baixa densidade, ou LDL), o tipo de colesterol que se acumula nas artérias. Tudo isso ajuda a prevenir ataques cardíacos e derrames, além de outras doenças cardiovasculares.

Outra vantagem da corrida é que ela é um exercício de impacto, no qual a força dos músculos sobre os ossos ajuda a aumentar a densidade óssea. Isso deixa os ossos mais fortes e mais saudáveis.

Se qualquer exercício aeróbico, de impacto, é uma boa forma de exercitar o corpo como um todo, por que escolher a corrida? A resposta é a simplicidade da atividade. A corrida pode ser praticada ao ar livre ou em ambientes fechados, como uma pista ou esteira. Não exige muitos equipamentos e um bom tênis de corrida, e pode ser praticada tanto no inverno quanto no verão.

Portanto, contribua você também para o aumento do número de praticantes desse esporte, correr não requer um equipamento especial, dá para praticar ao ar livre, ainda é uma ótima maneira de melhorar o fôlego, emagrecer, melhorar a saúde e fazer novas amizades.


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