quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Noroeste recebe megaevento de três dias de Caravana do Esporte e das Artes


Caravana do Esporte
Foto: Célia Santos/Divulgação

Na comemoração dos 106 anos do Noroeste, a sede do clube recebe nos dias 13, 14 e 15 (terça, quarta e quinta-feira) uma mega ação social, esportiva e cultural do canal ESPN, promovida pela iniciativa privada e a medalhista olímpica Ana Moser, em parceria com o Alvirrubro, Prefeitura de Bauru, Unicef e dos Ministérios do Esporte e da Cultura.

Os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes realizam uma série de eventos gratuitos para atender crianças e seus familiares com uma programação extensa, que envolve workshops, partidas de futebol, vôlei e basquete, dinâmicas em grupo, cinema e muita diversão com personagens da Disney.

Em todas as cidades do País por onde passa, a Caravana Esportiva da ESPN recebe público estimado em 3,6 mil pessoas. E em Bauru, na sede do Esporte Clube Noroeste, não será diferente. As atividades acontecerão das 8h às 11h e das 14h às 17h (leia mais abaixo).

Caravana do Esporte
Foto: Célia Santos/Divulgação

A abertura oficial começa um dia antes, na segunda-feira, dia 12, às 19h, no Auditório da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. Estarão presentes Suzete Gobbi, ex-capitã da Seleção Brasileira de Basquete, o ex-técnico da seleção feminina de basquete, Antônio Carlos Barbosa, jogadores de polo da ABDA e o jogador da seleção brasileira de pólo aquático, Gustavo Grummy. 

Outras novidades deverão surgir na próxima semana, como artistas e jogadores profissionais de outras modalidades. Todos os três dias de projetos serão transmitidos nos canais ESPN Brasil e ESPN Mais.

O presidente do Noroeste, Estevan Pegoraro, falou da importância do evento. “Sabemos o quanto o Noroeste é realmente grande ao conseguirmos realizar um evento desta magnitude em nossas dependências e abrir as pontas para toda a comunidade de Bauru e região. Vamos receber crianças e adultos para participarem de ações sociais, esportivas e culturais de nível nacional. Tudo isso é graças aos organizadores das Caravanas, a ESPN, e do comprometimento da nossa gestão do clube para trazer um evento deste porte para brindar o aniversario de 106 anos do nosso Norusca”.

ESCOLAS DEVEM PARTICIPAR COM PROFESSORES E ALUNOS

Caravana do Esporte
Foto: Célia Santos/Divulgação
É esperado pela organização que todas as escolas das redes de ensino municipal, estadual e particular participem, nos três períodos dos três dias de eventos. Enquanto as crianças aprendem brincando, professores, educadores, agentes esportivos, monitores de esportes e de cultura e mestres de saberes receberão uma formação continuada, teórica e prática, que irá fornecer subsídios para aprimorarem suas práticas pedagógicas, com os princípios de esporte e da arte educacionais de inclusão, construção coletiva, diversidade, autonomia, prática do sensível e aprendizagem integral.

Nas oficinas de música, o encontro das crianças com atividades lúdicas, utilizando a voz, o corpo, objetos sonoros e instrumentos alternativos, construídos com materiais alternativos e de fácil acesso, a fim de aguçar a audição, a sensibilidade sonora e, sobretudo, a criatividade.

Segundo o coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, Alexandre Arena, parceiro do projeto, a metodologia do Esporte Educacional passa pela adaptação de materiais como bolas mais leves, rede de vôlei mais baixa, aros de basquete de diversos tamanhos e alturas, traves menores e desenho de espaços como campos e quadras pequenas, para que todas as crianças possam participar. 

“Inclui pensar coletivamente as regras dos jogos e dos campeonatos com as crianças e jovens, envolver meninos e meninas e as crianças com necessidades especiais”, completa o professor Alexandre.

SOBRE A CARAVANA DO ESPORTE E DAS ARTES

Caravana do Esporte
Foto: Célia Santos/Divulgação

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes são projetos de responsabilidade social da ESPN e da Disney, com apoio do Unicef e realização do Instituto Esporte e Educação, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser, e do Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, também diretora geral das Caravanas. 

O Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, apoio integralmente a Caravana do Esporte. Já a Caravana das Artes é uma realização do Ministério da Cultura, também com o Instituto Mpumalanga. Ambas as caravanas têm patrocínios de Itaú, Mondelez, EDP, Instituto EDP, Abbott e Ticket. A Rede também é patrocinadora das Caravanas do Esporte.

ESTRUTURA FÍSICA DOS PROJETOS

A arena das Caravanas terá 8 miniestações esportivas; 2 tendas de artes integradas com atividades de música, dança, teatro e confecção de adereços para alunos de 6 a 14 anos; a tenda Show da Caravana, com capacidade para 500 pessoas, e a tenda do Cinema Disney/Caravana, com capacidade para 200 crianças. O Cinema Disney/Caravana, com tenda própria, receberá crianças/jovens em sessões exclusivas pela manhã e à tarde, e que terão a presença do Mickey e Pateta.

PROGRAMAÇÃO

Caravana do Esporte
Foto: Célia Santos/Divulgação

A Abertura oficial do evento será dia 12, na segunda-feira, na FOB, às 19h. Dias 13, 14 e 15 as ações começam às 08:00hs da manhã, na arena Caravana que vai ser especialmente montada pelos projetos dentro do Complexo Damião Garcia, no Noroeste. 

Nos três dias, de manhã e à tarde haverá atendimento às crianças com atividades de lazer, esporte e cultura. Uma destas atividades será o programa Ação Saudável, em parceria com a Inmed Brasil, com duas tendas de produção de hortas suspensas para alunos das redes estaduais e municipais de ensino. 

Nestas tendas serão feitas também as medições dos indicadores de saúde preventiva, como peso, altura e IMC das crianças e adultos. Dias 13 e 15 será promovido a noite, 19h, sessão noturna do Cinema Disney Caravana com Mickey e Pateta.

GRÊMIOS ESTUDANTIS- AÇÃO POLÍTICA JOVEM

Caravana do Esporte
Foto: Célia Santos/Divulgação

Dia 13, a partir das 14h, na Tenda Show, haverá uma assembleia dos grêmios estudantis da rede municipal de ensino para discutir Esporte e Arte com Direito e o protagonismo juvenil para fomentar discussões de direitos, leis e política. Cerca de 200 alunos de escolas municipais do ensino fundamental de Bauru estarão presentes. Dia 14, às 20h, haverá o Sarau Show da Caravana, na tenda rosa dos projetos. Serão 500 lugares por ordem de chegada. Todos os eventos são abertos ao público e a entrada para se divertir em família é de graça.

SERVIÇO

A sede do Esporte Clube Noroeste fica na rua Benedito Eleutério, sem número, na Vila Pacífico, em Bauru. Dúvidas com Paulo Godoy, pelo telefone 3010-1963.

Por Bruno Freitas/EC noroeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário