Campeonato Paulista de Clubes Amadores

Postado por Edielson Pereira em 31 de julho de 2013, quarta-feira, às 00:18



A Federação Paulista de Futebol informa em seu site oficial que as Ligas filiadas a si têm o prazo de até hoje (31/07) para mandarem seus representantes para a disputa do Campeonato Estadual de Clubes Amadores. 

As Ligas também tem que informar os estádios em que suas equipes competentes deverão mandar seus jogos. 

O campeonato de 2013 que tem início previsto para o dia 25 de agosto e término em 27 de outubro, terá a participação de 32 equipes e funciona no sistema de mata-mata. 

Atualmente a FPF têm 53 Ligas filiadas em todo o Estado, sendo do Interior, Metrópole (grande SP), Litoral e Vale do Paraíba. 

Os representantes de Bauru por direito de vaga adquirida são Industrial (campeão da temporada de 2012) e Independência (campeão do Primeiro turno da LBFA 2013), além de mais um clube habitualmente convidado a disputar. 

Contudo, a participação é incerta de ambas equipes nesta temporada. 

Histórico

A cidade de Bauru tem um bom histórico de equipes que disputaram e chegaram bem nas competições do Estadual Amador. 

Recentemente o Unidos do Bauru XVI foi o 4º colocado na edição de 2009, ano em que foi eliminado pelo Valtra Mogi nas semi-finais e que posteriormente os mogianos levantaram o caneco da competição. 

Aprofundando mais na história da competição, o extinto BAC (Bauru Atlético Clube), clube formador de Pelé, foi a primeira equipe da cidade a levantar o troféu, em 1946, sobre o Clube Sams, da cidade de São Paulo. 

Em 1978, o EC Sanbra foi vice-campeão do campeonato ao ser derrotado na final pelo Rodhia, de São José dos Campos. 

O auge bauruense na competição foi na década de 90, quando em 1996 o Cruzeiro FC perdeu a final para o Flamengo de Guarulhos, atual integrante da série A-3 do Campeonato Paulista de Futebol Profissional, que quase garantiu seu acesso à série A-2 neste ano para a próxima temporada. 

Em 1997, o Triagem levantou o troféu sobre a equipe da Associação de Bariri. 

Em 1998, o Nacional AC da Vila Cardia foi o grande campeão ao derrotar a equipe de Suzano, também equipe profissional que atualmente disputa a 2ª divisão do Campeonato Paulista. 

E em 1999, a série vencedora da 'Cidade sem Limites' foi encerrada novamente com Triagem, que desbancou a equipe do Social Econômico, da cidade de São José dos Campos na grande final. 

A cidade de Bauru, é a cidade que mais soma títulos da competição após a cidade de São Paulo. São quatro títulos 'caipiras' com BAC, Triagem (2) e Nacional contra 15 das equipes da capital. 

Segue abaixo a relação de títulos por cidades do Estado:

São Paulo (15)

Bauru (4)

Pindamonhangaba (3)

Campinas (2)
Araras (2)
São José dos Campos (2)
Brotas (2)
Guarulhos (2)
Santo André (2)
Diadema (2)

Altinópolis (1)
Ibitinga (1)
Pirassununga (1)
Jaú (1)
Itapuí (1)
Brodowski (1)
Adamantina (1)
Torrinha (1)
Quatá (1)
Dois Córregos (1)
Presidente Prudente (1)
São Bernardo do Campo (1)
Mogi das Cruzes (1)

A equipe do SA Boa Vista de Diadema é a atual bi-campeã da competição, vencendo na final o América de Atibaia e o Juventus de Itu, nos anos de 2011 e 2012, respectivamente.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.