Em reunião na SEMEL, clubes conhecem sistema de disputa e os campos da rodada de estreia

Postado por Edielson Pereira em 08 de janeiro de 2014, quarta-feira, às 23:52

Foto: Edielson Pereira/TNRB


Ubiratan Alves da Silva (Bira)
Foto: Edielson Pereira/TNRB
Na noite desta terça-feira (07/01), aconteceu a reunião com os clubes participantes da 4ª edição da Copa SEMEL de Futebol Amador, edição de 2014; acontecida na própria Secretaria, instalada no Ginásio Panela de Pressão.

Dos 17 clubes participantes, somente EC Bela Vista e Fiel Macabra não tiveram representantes. Dos demais, todos acompanharam o momento em que Ubiratan Alves da Silva, (organizador da competição), divulgou a fórmula de disputa e os campos da rodada inaugural.

Antes de divulgar, Bira reiterou sobre a postura que os membros da Comissão Técnica de cada equipe devem ter dentro de campo, além da arbitragem, que nunca deve levar as situações de jogo para o lado autoritarista.

Bira também comentou sobre a "inclusão" do Geisel FC na Copa. O time que ficou dois anos cumprindo suspensão por agressão à arbitragem na 1ª edição da Copa SEMEL, volta com sua vaga adquirida por direito, por ser um dos clubes membros da Organização.

Antes da confirmação da volta do Geisel à competição, foi feita reunião no final de 2013 na Secretaria de Esportes com os demais representantes de cada clube participante, para realizarem votação sobre o retorno ou não do time. Na ocasião, a maioria optou pela manutenção da ausência do clube da Zona Leste, entretanto, tudo isso foi em vão.

Sistema de disputa

Foto: Edielson Pereira/TNRB
A fórmula de disputa da competição de 2014 será um pouco diferente com relação a edição de 2013. Na primeira fase, os 17 times se enfrentarão no sistema de 'todos contra todos', em 17 rodadas, com um clube folgando por rodada.

Na segunda fase, o 17º colocado de forma geral na 1ª fase, será eliminado do campeonato. Com os 16 times devidamente classificados, estes serão divididos em quatro grupos de quatro times cada. No grupo A, ficarão os clubes classificados nas posições de número 1, 8, 9 e 16; no grupo B serão os times de posição número 2, 7, 10 e 15. 

Na chave C, os times de posição número 3, 6, 11 e 14 serão os que comporão este quadrangular; enquanto no grupo D, os times classificados nas posições de número 4, 5, 12 e 13 serão os integrantes.

Nesta mesma fase, os times do grupo A enfrentarão os times do grupo D enquanto os times do grupo B jogarão contra os clubes do grupo C. A classificação destes cruzamentos (A x D e B x C) será única, portanto, os três primeiros posicionados dos oito no total, classificarão para as quartas de final.

As outras duas vagas restantes para complemento dos oito integrantes da 3ª fase, sairão mediante a campanha realizada no campeonato pelos clubes que não garantiram a classificação diretamente. Ou seja, os dois melhores times que tiverem a maior pontuação na somatória da 1ª e 2ª fase e que não ficaram entre os três primeiros de seus respectivos cruzamentos, herdarão as vagas às quartas de final.

Foto: Edielson Pereira/TNRB
Já nesta etapa, os oito classificados serão divididos em dois grupos de quatro times cada; denominados em grupos 'E' e 'F'; em que os times de um grupo jogarão contra os times do outro. Os dois melhores posicionados de cada chave avançarão às semifinais.

Já as semifinais e a Final serão disputadas em dois jogos em que não haverá a vantagem dos saldo de gols; obrigando aos times qualificados jogarem por duas vitórias ou uma vitória e um empate.

Distribuição dos campos

Bira informou também a relação dos campos que receberão a rodada inaugural. O destaque será para a partida entre EC Redentor x Parquinho FC que inicialmente está marcada para acontecer no distrital Nelson Reginato do Canto; na casa do Peba.

Segue abaixo a relação dos demais jogos da rodada, ainda sem a definição dos horários:

Distrital Nelson Reginato do Canto - Jd Redentor
Desportiva Mary Dota x GR Nova Bauru
EC Redentor x Parquinho FC

Distrital José Carlos Galvão de Moura - Gasparini
EC Bela Vista x Fluminense FC
Diamante Negro SC x AA Luziana/Lenda

Distrital Silvio de Magalhães Padilha - Vila Giunta
Fiel Macabra x Borborema AC
Ressaca FC x SC Mary Dotta/Chapadão

Mirante Ferroviário - Jd Guadalajara
AA Oriente x SE Estrela
São Francisco FC x Cometa Azul FC/Real

Folga: Geisel FC

Edição de 2015

Com a intenção de voltar a ter 16 clubes na disputa da Copa SEMEL de 2015, que será sua 5ª edição, Ubiratan Silva havia determinado que os três últimos colocados ao final da 1ª e 2ª fase da competição desta edição de 2014 (17º, 16º e 15º) perderiam automaticamente suas vagas, fazendo com que ficassem os demais 14 times garantidos no campeonato de 2015. Estes referidos clubes desclassificados, somente voltariam a disputar a competição no ano de 2016 e entrando na fila de espera, passando pela avaliação dos clubes disputantes do ano anterior.

Para o preenchimento das duas vagas restantes de 2015, Bira daria oportunidade a dois clubes que estarão na fila de espera aguardando sua oportunidade de atuar na Copa..

Entretanto, os diretores dos clubes presentes foram contra, pois desta maneira, não haveria critério justo adotado para que os três times eliminados em 2014 fossem substituídos por dois novos clubes que estavam simplesmente na fila de espera para jogar em 2015; uma vez que em suas opiniões, os 16 melhores times de 2014, têm que ter a prioridade de disputar a próxima edição da Copa, e não abrir vaga para quem estiver na fila de espera. 

Somente seria aberta esta exceção, caso algum clube de 2014 não fosse disputar a edição de 2015; a exemplo prático do Laranjeiras FC, que foi semifinalista em 2013 e não garantiu sua inscrição neste ano, tendo sua vaga preenchida pelo Cometa Azul FC/Real. Bira então acatou.

Outra sugestão dada pelos clubes, oposta à ideia inicial de Bira, foi a criação de uma 2ª divisão, que desse então por direito estas duas primeiras vagas à possível divisão de elite da Copa SEMEL.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.