PESQUISE

Esporte e Saúde #18 - Bons motivos para praticar Muay Thai!

Bom galerinha, hoje vou falar um pouco sobre o Muay Thai. Chutes, socos, cotoveladas e joelhadas; muitos consideram essa arte marcial tailandesa agressiva, mas os benefícios para o corpo fazem o esforço valer a pena.

É um esporte completo e dinâmico, ótimo para quem não gosta de rotina, os treinos são intensos e bem diversificados, além de proporcionar maior flexibilidade, músculos mais definidos e menos gordurinhas, tudo isso em um treino para lá de agitado. 

Os treinos já começam com um aquecimento de corrida, polichinelos, saltos, alongamentos, flexões de braços, abdominais e agachamentos.

O MuayThai segue com aperfeiçoamento de diferentes formas de socos, chutes, cotoveladas e joelhadas e de domínio do adversário. E ainda compõem os treinos as lutas simuladas com aparadores ou de contato e no final, mais exercícios de condicionamento físico e alongamentos. Haja fôlego, mas o treino só traz benefícios! Vou citar abaixo alguns:



Aptidão física: Aptidão física é o preparo do corpo para realização de esforços intensos, composta por quatro grupos de variáveis: composição corporal (percentual de gordura, circunferências da cintura e massa corporal, por exemplo), força e resistência muscular (capacidade de realizar agachamentos, flexões de braço e abdominais), condicionamento cardiorrespiratório (habilidade de realizar corridas, trotes, lutas sem fadiga ou cansaço precoce) e flexibilidade (que envolve a realização de movimentos com boas amplitudes sem dificuldades ou limitações por músculos encurtados ou articulações 'travadas').

Autoestima nas nuvens: O Muay Thai também é capaz de aumentar a autoestima, praticando um esporte de combate. A pessoa passa a se sentir mais segura e confiante, a sua autoestima melhora e ela exibe maior disposição para enfrentar os desafios da vida. 

Metabolismo acelerado: Um dos segredos de um metabolismo rápido é a prática de atividade física, ainda mais se for bem intensa como o Muay Thai. É essa intensidade que garante um metabolismo mais rápido. A pessoa faz esforços intensos e, para conseguir realizá-los, precisa de bastante energia, ou seja, o organismo necessita trabalhar mais para proporcionar energia suficiente para as atividades.



Alto gasto calórico: Além do “super aquecimento” com circuitos de exercícios intensos, ainda temos os exercícios específicos como, joelhadas, cotoveladas, socos e chutes. 

Melhora da imunidade: A prática do Muay Thai traz melhorias até mesmo no sistema imunológico em longo prazo. A atividade exige bastante do corpo, preparando-o para estímulos cada vez mais fortes.

Músculos mais torneados: O Muay Thai desenvolve diversos músculos de uma só vez. Por trabalhar com muitos chutes e joelhadas, a modalidade oferece excelente desenvolvimento para os membros inferiores, glúteos e parte central, que compreende abdome e região lombar.  

Corpo mais flexível: Aumento da flexibilidade dos músculos lombares, posteriores da coxa, flexores e extensores dos quadris, em especial porque os gestos da modalidade e os exercícios realizados no início e ao final dos treinos acabam estimulando diferentes amplitudes de movimento que, com a prática, proporcionam estes ganhos.  

Mais força e agilidade: Para ganhar mais força, o treino do Muay Thai conta com exercícios “calistênicos” que usam o próprio peso do corpo sem aparelhos, como polichinelo - e de resistência muscular localizada - abdominais e flexões de braço. A força também pode vir do treino nos aparadores e nos sacos de pancada. 

Coordenação motora afiada: A execução de socos, chutes, joelhadas, bloqueios, esquivas, entre outros, exigem uma maior coordenação, deixando assim o praticante mais ágil.

Enfim, procure uma academia, compre suas luvas, chame os amigos e venha fazer parte desse time, seja bem vindo ao mundo do MuayThai!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.