PESQUISE

Em processo de reformulação, Craques de Futuro se fortalece para disputa da Copa Big Boys


Alguns alunos da Escolinha no treinamento desta sexta (11/03)
Foto: Edielson Pereira/TNRB

Retornando com força às atividades no objetivo de formação de novos atletas, o Centro Avançado de Atletas Craques do Futuro está trabalhando intensamente para recuperar a base de jogadores e montar um plantel qualificado para a disputa das quatro categorias da Copa Big Boys de 2016.


Este trabalho porém vem sendo gradativo, baseando e agindo de acordo com a evolução, rendimento, potencial, desenvolvimento, dentre outras características dos respectivos alunos.

Aproximadamente setenta garotos fazem parte do Centro atualmente, trabalhando sob a batuta dos professores Leandro Barboza Junior; o Mumu, e do preparador de goleiros Albert Henrique. Catia Oliveira, secretária e tesoureira, é a outra colaboradora que completa o trio de funcionários da Escolinha.

Mumu inclusive trabalha no Esporte Clube Noroeste, onde realiza a função de treinador adjunto das categorias sub 15 e sub 17 e também das recém criadas categorias sub 11 e sub 13, que vão disputar o Campeonato Paulista a partir dos meses de abril (15 e 17) e maio (11 e 13). Lá ele auxiliará os treinadores Du Itapuí e Elton Carvalho, também contratados pelo clube que tem o ex-zagueiro do São Paulo, Émerson Silva, como diretor de futebol.

“Hoje, todos os jogadores que compõe o time sub 17 do Noroeste foram formados aqui no Centro. É um grupo muito forte e que tem conjunto, pois está há um ano e meio trabalhando junto. Esse time será o que vai disputar a próxima edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2017. Lá (no Noroeste) nós temos também alguns atletas do sub 15 e teremos os do sub 11.”, resume Mumu.

Parceria com Desportivo Brasil

Foto: Edielson Pereira/TNRB

O Centro também está prestes a completar um ano da parceria feita com clube profissional do Desportivo Brasil, referência nacional na formação de atletas de base.

Durante todo o ano de 2015, aproximadamente 300 meninos participaram dos testes para captação de atletas para a equipe de Porto Feliz, realizados no próprio Centro. 92 deles foram aprovados e encaminhados para testes no clube, que recentemente foi incorporado pelo time chinês do Shandong Luneng; equipe que estava o técnico Cuca e onde também jogam os brasileiros Alex Teixeira e Diego Tardelli.

“A parceria surgiu em 2014 quando estávamos com um trabalho dentro do Noroeste. Em 2014 nós os enfrentamos no Campeonato Paulista cujo qual fizemos uma boa campanha. Isso despertou a atenção de Lucas Goes (coordenador das categorias de base da equipe na época). No final do ano ele nos propôs um jogo amistoso lá em Porto Feliz e conheceu de perto o trabalho do Craques do Futuro. Foi então que em 2015 ele se dispôs a realizar essa parceria e tornar da Escolinha um pólo de revelação de jogadores para o time deles.”

As palavras do treinador e a seriedade do trabalho constatam que para um menino ser revelado na Escolinha e poder chegar até à China, hoje centro das atenções por conta de um investimento absurdamente bilionário se tratando principalmente dos jogadores brasileiros, é potencialmente grande e totalmente real.

Foto: Edielson Pereira/TNRB

“No começo do ano nós mandamos quatro meninos para Porto Feliz: o meia esquerda Rian Romão, que é da cidade de Itapuí; o extremo atacante rio-pretense Jean; o jauense João que joga de volante e lateral esquerdo; e o atacante bauruense Pedro Cipriano, que veio do PROPAF. Todos eles de 14 anos.”

“No ano passado nós trabalhávamos às segundas e quartas na captação e às terças e quintas na Escolinha. Pelo fato de termos atingido muito rapidamente nossos objetivos com a formação e revelação de jogadores, cedendo ao Desportivo Brasil, acabamos focando mais na parte da captação do que na Escolinha. Por esse motivo que estudamos muito sobre como seria nosso trabalho de abordagem nesse ano, já que também estou no Noroeste e a Escolinha precisava retomar a sua força, na formação dos novos atletas.”

“Os jogadores que se desenvolveram e se desenvolvem na Escolinha, se enquadrando nos nossos pré-requisitos, sobem para a captação e dali, depois de ficarem prontos e atingirem um amadurecimento atrelado ao potencial, são encaminhados ao clube.”

Mumu também ressalta as características observadas nos meninos ao fazerem suas avaliações antes de os subirem para a captação e também antes de encaminharem aos clubes:

Goleiro Zé em treinamento específico
Foto: Edielson Pereira/TNRB

“Nós cobramos pelo desenvolvimento diário, mobilidade, postura e comprometimento. Que eles sempre busquem serem os melhores, que se destaquem. Se por ventura a carreira de atleta no futebol não der certo, que eles sejam grandes seres humanos e que se tornem os melhores em suas áreas.”

Um exemplo de revelação da escolinha é o volante Juninho, atualmente com 16 anos, que está defendendo o XV de Jaú. O menino foi a primeira revelação do Craques do Futuro no ano de 2014, e na época foi encaminhado para defender as cores do Grêmio Desportivo Prudente, da cidade de Presidente Prudente (clique aqui para ler a matéria).

Outro jogador que é tido como um dos destaques da Escolinha é o goleiro André Luis (Zé), de 19 anos. Ele já tem a experiência de ter disputado em 2015 os Jogos Regionais de Santa Bárbara D’Oeste, a Copa da Juventude (quando fez o gol da classificação no último lance de partida diante do XV de Piracicaba em bate-rebate na área) e o Campeonato Paulista sub 20 da Segunda divisão. Todos defendendo a camisa do EC Noroeste. Este ano, ainda com a camisa alvirrubra, ele fez parte do plantel que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Competições

Foto: Edielson Pereira/TNRB

Antes de entrarem em disputa pela Copa Big Boys, o Craques do Futuro já está em atividade competindo na Copa Regional de Futebol Infantil, organizada pela Secretaria de Esportes da cidade de Lençóis Paulista. Nas categorias sub 12 e sub 14, o time é integrante do grupo A ao lado de Igaraçu do Tietê, Lençóis Paulista, São Manuel e Agudos. Na estreia da equipe no sub 12 frente ao time de Igaraçu, os meninos fizeram bonito e golearam pelo placar de 5 a 0.

Já a estreia na Copa Big Boys está prevista para o dia 09/04 no estádio distrital Horácio Alves Cunha diante do Projeto FC. Os horários serão às 08:00, às 09:00 às 10:00 e às 11:00 para as categorias sub 11, 13, 15 e 17 respectivamente.

“Nosso objetivo na competição é buscar o auto rendimento. É formar, desenvolver a capacidade dos atletas e uma evolução como equipe.”

Os treinos no Centro Avançado de Atletas Craques do Futuro acontecem às terças e quintas das 15:30 às 17:30. Lá, que é também conhecido por ser o CT do Baroninho Gol, comporta também alunos de cidades como Agudos, Penápolis, Jaú, Dois Córregos, Bariri e Barra Bonita e são realizados treinos de fundamento, coletivo, além de aprimoramento das coordenações motoras, treinos técnicos, táticos e físicos.


O endereço é rua Adhemar Braz do Amaral, nº 1-10, no bairro Jardim Europa. Os telefones para contato são (14) 99727-2305 (Mumu), (14) 99608-1892 (Albert) e (14) 99671-3168 (Catia).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.