PESQUISE

Tri-campeão municipal e único representante bauruense do Estadual de clubes na década, Unidos do Bauru XVI está fora da 1ª divisão


Elenco perfilado para jogo no Padilhão em 2013
Imagem: arquivo TNRB

A notícia caiu com muito impacto nos bastidores do amador bauruense. As vésperas de estrear em mais uma temporada na primeira divisão da Liga Bauruense de Futebol Amador, o Unidos do Bauru XVI solicitou, em ofício recebido às 13:51 desta quarta-feira (16/03) na sede da entidade, o seu afastamento da competição.

"Venho por meio desta solicitar de Vossa Senhoria as dignas providências junto ao Departamento competente, no sentido de pedir o AFASTAMENTO desta agremiação, "Unidos do Bauru XVI Futebol Clube", no Campeonato de Futebol Amador da Cidade de Bauru = Temporada de "2016", na Categoria da PRIMEIRA DIVISÃO junto a esta conceituada Entidade Esportiva. Tal solicitação prende-se ao fato de problemas Administrativos e irreversível para o Exercício de 2016. Sem mais para o momento, antecipo os meus mais sinceros agradecimentos." diz a nota da equipe alvirrubra.

Ironia ou não, a solicitação chega na data de dezesseis do mês de março do ano de dois mil e dezesseis, há 91 dias da comemoração do seu décimo aniversário.

Tido como uma das maiores forças do amador local desde o seu início em 2006, o Unidos levantou por três vezes o troféu de campeão da Liga Bauruense; uma da segunda divisão em 2007 e duas da primeira divisão nos anos de 2008 e 2014.

Sempre fazendo boas campanhas nas competições da LBFA, a equipe figurou por três vezes também entre os principais times amadores do Estado de São Paulo, na disputa do Estadual Amador de Clubes organizado pela Federação Paulista de Futebol.

Logo na sua primeira participação em 2009, o time foi semifinalista do campeonato e por muito pouco não se tornou o melhor de todos no Estado de São Paulo. Na ocasião, a equipe passou pelo ADIA de Agudos na primeira fase da competição. Depois o time eliminou o CA Indianense (de Indiana), pegou novamente o ADIA nas oitavas, tirou Grêmio Nestlé de São José do Rio Pardo nas quartas e caiu no Classista Valtra Mogi nas semifinais. O Valtra foi o campeão daquela edição em cima da AD Classista Stefani de Jaboticabal; que na semi tirou o time do Água Santa, hoje integrante da série A-1 profissional do Campeonato Paulista.

Meia Luciano em arranque na partida diante do Fortunato em 2013
Imagem: arquivo TNRB

Ainda em 2009, o Unidos teve ao seu lado a participação dos bauruenses Leão XIII e Grêmio Nova Bauru na disputa do Estadual. Já a partir de 2010, início da nova década, o Bauru XVI se tornou o único representante bauruense desta competição, jogando nos anos de 2010 e 2014.

Em 2010 o time eliminou na primeira fase EC Bofetense da cidade de Bofete, passou em seguida pelo Grêmio Sindical dos Ferroviários de Tupã e saiu na terceira fase depois de perder para o Palmeiras FC da cidade de Quadra.

A sua última participação porém, há dois anos atrás, foi semelhante à campanha de 2009, quando novamente chegou entre os quatro melhores times do Estado de São Paulo.

O BXVI tirou na ordem os times do Campinho FC de Paraguaçu Paulista, Vilinha EC de Orlândia, a AA Beths Thay da cidade de Santa Fé do Sul e ficou no meio do caminho ao ser eliminado na semifinal pelo time da AA Pontalindense, da cidade de Pontalinda.

No amador de Bauru, além dos dois títulos de campeão da primeirona, o Unidos ainda computa um vice-campeonato na edição de 2011 após perder nos pênaltis o título de campeão para o Industrial FC.

Em 2015, a agremiação não chegou até a fase final do campeonato e encerrou a sua participação na 5ª posição da classificação com campanha de dezoito vitórias, seis empates e cinco derrotas nos 29 jogos disputados na primeira fase da competição. Seu aproveitamento total foi de 68,97%.

A última apresentação da equipe no entanto foi na manhã do último domingo (13/03) em amistoso preparatório para a primeira divisão. O jogo foi no campo do Canil (rodovia Bauru-Marília) e o resultado foi de derrota por 1 a 0 para o Nacional. 

Sua estreia estava marcada para acontecer no domingo (20/03) diante do Parque das Nações às 10:10 no distrital Horácio Alves Cunha; mesmo local do seu primeiro título e acesso à primeira divisão há dez anos atrás.

O preenchimento de sua vaga na competição está sob decisão do presidente da entidade, Sr. Vicente Silvestre, que definirá se haverá ou não um substituto.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.