PESQUISE

Aos 85 anos, morre em São Paulo empresário Damião Garcia, ex-presidente do Norusca


Damião Garcia, ex-presidente do Noroeste e conselheiro vitalício do Corinthians
Imagem: divulgação

"O cara". Assim podemos resumir quem foi Damião Garcia ao Esporte Clube Noroeste nestes seus 115 anos de história.

Na tarde desta sexta-feira (22/04) faleceu na cidade de São Paulo o empresário e ex-presidente do clube. 

Seo Damião era também conselheiro vitalício da equipe do Corinthians. Foi ele, que em 2003, salvou o time bauruense de uma falência e uma provável desfiliação da Federação Paulista de Futebol, devido a enorme crise vivida à época pelo time.

Quando assumiu, naquele mesmo ano, o Norusca começou sua ascensão meteórica, retornando em apenas três anos à divisão principal do Estado de São Paulo; após 20 anos de ausência (saindo da série A-3 à série A-1).

E logo em 2006, no seu retorno à primeira divisão do Paulista, por ironia do destino, o Norusca bateu ninguém menos do que o Corinthians no estádio Alfredo de Castilho. Estreando em casa diante do atual campeão brasileiro, com elenco considerado galático e que tinha como um dos investidores a MSI (do empresário iraniano Kia Joorabchian e no elenco jogadores como Marcelo Mattos, Rafael Moura, Carlos Alberto, Roger, Gustavo Nery, Nilmar, Mascherano e Tevez) os comandados de Paulo Comelli veneram pelo placar de 1 a 0. 

Com um golaço do meia-atacante Luciano Santos no ângulo de Marcelo, o Noroeste viveu, ali, o seu ápice na história. Tudo foi perfeito: casa lotada, torcida vibrante e o Brasil assistindo às 16:00hs da quarta-feira de 11 de janeiro, quem realmente era o Espote Clube Noroeste. Ao final daquele campeonato, o 4º lugar geral, e o status de melhor time do interior e melhor colocação em toda a sua história.

Ainda com Damião Garcia à frente do clube, o Noroeste voltou a disputar competições nacionais, ao jogar a série C do Campeonato Brasileiro e disputar ainda mais três edições de Copa do Brasil. Não bastasse, faturou dois títulos da Copa Paulista (2005 e 2012).


Noroeste lamenta morte de Damião Garcia

Damião Garcia
Foto: blog do norusca

"É com extremo pesar que toda a diretoria do Esporte Clube Noroeste recebe a triste notícia da morte do nosso ex-presidente e bauruense Damião Garcia, aos 85 anos. Ele administrou o Norusca entre 2003 e 2012. Damião estava com a saúde debilitada e tratava de um câncer generalizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Agora ele teve o merecido descanso.

O sepultamento do corpo está previsto para acontecer neste sábado, dia 23, às 11h, no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. Damião dá nome ao complexo que criou ao redor do Estádio Alfredo de Castilho, que abrange quartos do alojamento, refeitório, banheiros, vestiários, sala de TV, sala de imprensa, campo de treinamento e tribuna do próprio estádio. O empresário que nasceu em Bauru e foi para São Paulo e fundou a rede Kalunga, também era conselheiro vitalício do Corinthians.

O presidente Emílio Brumati e o vice Rafael Padilha exaltam o incomparável trabalho feito pela gestão Damião Garcia e consideram como única e histórica nos quase 116 anos do clube. Damião assumiu o time na Série A3 e levou até a Primeira Divisão, onde liderou o Paulista e derrotou os quatro grandes, dentro e fora de Bauru. Emílio e Rafael frisam ainda que se espelham nos resultados positivos daquela gestão e buscam, tão em breve, levar o Noroeste de volta à elite do Campeonato Paulista em sua memória.

A fanpage do Noroeste prestou homenagens também e os torcedores deixaram dezenas de mensagens de agradecimentos."

Homenagens

Neste sábado Damião será homenageado em dois estádios. De manhã, às 9h e às 10h45, com 1 minuto de silêncio no Estádio Alfredo de Castilho, nas partidas do Paulista sub-15 e sub-17. Às 18h30 será a vez do Corinthians prestar homenagens á ele, também com 1 minutos de silencio antes da bola rolar entre Corinthians e Audax, pela semifinal do Paulistão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.