n':

terça-feira, 6 de março de 2018

AA FIB anuncia importante reforço e segue em preparação para o início da temporada do Futsal Paulista

Por Juliano Gomes
Equipe da UNESP avaliando jogadores da Associação Atlética FIB
Foto: Assessoria de Imprensa / AA FIB

Em preparação para a estrear na temporada, Associação Atlética FIB passa por período de exames e apresenta mais um reforço para a disputa das competições.

Em pré-temporada há mais de 15 dias, a equipe da AA FIB realizou nos dias 26 e 27 de fevereiro no Ginásio Duduzão localizado nas dependências das Faculdades Integradas FIB, uma bateria de exames com os atletas, supervisionados pelo Prof. Dr. Jílio Wilson dos Santos do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru.

Os exames estão sendo realizados pelo Grupo de Pesquisas FITES ((Grupo de pesquisa em Fisiologia do Exercício Aplicada ao Treinamento Esportivo) onde os atleas foram submetidos aos exames de aptidão aeróbia intermitente, através do teste Yoyo nível 1; teste de corridas repetidas anaeróbias (RSA); teste de impulsão vertical, que mede a altura do salto em pé e agachado, e teste de velocidade máxima na distância de 15 metros.

"Ainda serão realizados, após definição com a comissão técnica, o controle da carga de treinamento e monitoramento do jogo, através da medida da frequência cardíaca e marcadores sanguíneos de dano muscular", explicou o Prof. Dr. Júlio Wilson dos Santos.

As avaliações físicas realizadas e o controle do treinamento auxiliam no diagnóstico individual do elenco. "Posteriormente, são traçados objetivos para que os atletas melhorem, de acordo com as suas necessidades, e durante a temporada serão feitas novas avaliações de acompanhamento para verificar a evolução dos jogadores", completou.

"Com a análise dos resultados será possível que a comissão técnica saiba em que nível os jogadores se encontram, podendo controlar melhor a intensidade dos treinos e obter melhor desempenho da equipe, colaborando para evitar a fadiga em excesso e lesões, além dos resultados servirem para fins de pesquisa", concluiu o docente do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru.

Parceria antiga

A parceria entre A.A. FIB e o Grupo de Pesquisa FITES do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Bauru teve início em 2012 e já rendeu bons frutos.

"Além das avaliações que ajudam a preparação da equipe, foram concluídas duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado das quais os jogadores da FIB participaram, com alguns estudos já publicados. Neste ano os estudos continuam e pretendemos inovar e fazer o controle maior do treinamento e monitorar os jogos", revelou o Prof. Dr. Júlio Wilson dos Santos.

Reforço de peso

Considerado na última temporada o melhor fixo sub-21 pela Liga de Futsal Paulista, o jovem atleta Luís de apenas 19 anos chega á Bauru para defender a equipe na disputa das competições de 2018 e apesar da idade sub-20, já traz consigo a experiência de ter atuado em duas ocasiões pela categoria adulto defendendo o Hortolândia e o Pulo do Gato/Sanasa, equipe na qual recebeu a premiação além de ter sido o artilheiro da temporada.

Luís em atuação pela equipe do Pulo do Gato/Sanasa na última temporada
Foto: Arquivo Pessoal

"Mesmo com idade para participar das competições Sub-20, nosso novo reforço vinha atuando na categoria adulta há dois anos, sendo um dos destaques do seu antigo clube na Liga Paulista, que possui um nível muito alto de competitividade", avaliou Everton Carvalho da Silva, o Alemão, treinador da A.A. FIB.

Primeira baixa 

Após ser aninciado como reforço da AA FIB, o fixo Tota que veio do futsal da Tailândia onde defendeu o BangKok BTS FC por cinco temporadas, pediu desligamento da equipe alegando problemas familiares e acabou deixando a equipe bauruense.

Mudanças no regulamento

Confirmada na disputa da Liga de Futsal a equipe da AA FIB conheceu a tabela de jogos que para esse ano sofreu algumas alterações e sem data para iniciar porém confirmada para abril, a Laranja Mecânica bauruense (bordão criado pelo radialista Rafael Antônio da rádio Jovem Pan News) estreará na competição diante do São José fora de casa. O primeiro compromisso em território bauruense será diante do Yoka.

Uma das alterações com relação a temporada passada será na primeira fase onde as equipes se enfrentarão em turno único e não mais divididas em dois grupos. Na segunda fase, as quaro primeiras colocadas aguardam os confrontos do playoff que será definido com as equipes do 5º ao 12º lugar na classificação geral.

“Mesmo que em turno único, será muito benéfico voltar a enfrentar todos os adversários da Liga Paulista, trará mais competitividade entre as equipes e aumentará briga pela classificação à segunda fase”, avaliou Everton Carvalho da Silva, o Alemão, técnico da A.A. FIB.

Ainda sobre a forma de disputa, o treinador falou sobre as preensõe da equipe para a competição. “A nossa primeira meta é somar o maior número de pontos possível para alcançar a classificação aos playoffs em uma boa colocação. Com a classificação garantida, pensaremos jogo a jogo durante o mata-mata”, planejou Alemão, que tem a companhia do irmão Elton Carvalho na comissão técnica da A.A. FIB.

Elenco dividido 

Para o início da temporada, a equipe da AA FIB terá o elenco dividido já que a primeira competição oficial é a disputa da Copa TV TEM de Futsal. A competição por sua vez permite apenas a participação de três jogadores federados e com isso a FIB terá dois elenco para se adequar a competição. 

“Ainda não fizemos esse planejamento em relação a qual atleta será inscrito em cada competição. Mas pelo calendário, estaremos com elenco divido apenas nas primeiras rodadas da Liga Paulista e vamos trabalhar forte para buscar o título da Copa TV Tem e nossas metas no estadual”, disse Alemão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário