PESQUISE

Três times e uma vaga: 1ª divisão da LBFA definirá adversário do Vitória na grande final

Redação TNRB

EC Vitória joga apenas cumprir tabela. Equipe aguarda adversário da final
Foto: Divulgação Vitória

Chegou a hora de mais uma decisão na 1ª divisão da Liga Bauruense de Futebol Amador. Independência, Ouro Verde e Nacional estarão em campo na manhã deste domingo (11/11) para decidirem quem será o adversário do Vitória, outro semifinalista e atual campeão, na grande final da competição.

Esta será a terceira e última rodada do quadrangular semifinal a se realizar. Às 09:40 no distrital Silvio de Magalhães Padilha, na Vila Giunta, Ouro Verde x Nacional será o único jogo a ser disputado, enquanto que no mesmo horário no estádio Horácio Alves Cunha, no Jardim Bela Vista, Vitória x Independência medirão suas forças.

Líder da fase com seis pontos ganhos está o time do Vitória. A equipe rubro-negra vem de triunfo sobre o Nacional por 2 a 0 e apenas joga para cumprir tabela, uma vez que já está com sua vaga assegurada na final. Seu adversário, o Independência, ainda não venceu nesta etapa da competição e necessita dos três pontos para se classificar. 

O time estreou empatando com o Nacional em 2 a 2 e posteriormente perdeu para o Ouro Verde pelo placar de 4 a 3. Para chegar à decisão, o Indepa terá que vencer sua partida e torcer por pelo menos um empate entre Ouro Verde x Nacional.

Já o Ouro Verde, vice-líder com três pontos, construiu seu primeiro triunfo na semana passada ao bater o Indepa, e agora precisa de uma vitória simples para avançar e fazer o dérbi regional com Vitória na final. Se empatar, vai depender do resultado da partida entre Vitória x Independência para chegar à decisão.

O Nacional, por sua vez, é o atual 4º colocado nos critérios de desempate, e tem um ponto ganho (conquistado no 2 a 2 da primeira rodada). O time vive a mesma situação do Independência, em que precisa vencer e torcer por pelo menos um empate na outra partida.

 


Só tem campeão

Nacional, da Vila Cardia, foi campeão em 2015 da Primeirona
Foto: Divulgação Nacional AC

10 títulos estão representados nessa fase semifinal da competição. Isso nada mais é do que uma prova de que Ouro Verde, Vitória, Independência e Nacional não representam apenas "mais um" no futebol amador bauruense.

Campeão há mais tempo, o time do Ouro Verde levantou o troféu apenas uma vez e foi no ano de 2004, sobre o Independência, na decisão da 1ª divisão da LBFA.

Já o Vitória, que também possui um título conquistado, foi campeão justamente no ano passado, em triunfo sobre a equipe do Complexo Mary Dota. Além disso, o time possui ainda outros dois vice-campeonatos nos anos de 2009 (para o Juventude/Petrópolis na 1ª divisão da LBFA) e 2008 (para o Arsenal na 2ª divisão da mesma entidade).

O Independência, dentre as quatro agremiações, é o time que mais disputou finais do futebol amador local: 8 ao todo. O "Gigante da Z.O" é também o maior vencedor deste século da 1ª divisão da LBFA ao ter conquistado todos os seus quatro títulos (2002 sobre a Santa Luzia, 2010 sobre o Nacional, 2013 sobre o Comercial e 2016 sobre o Juventus da Vila Santista). 

Além dessas conquistas, o Indepa soma outros quatro vice-campeonatos: 1988 e 1989 (para o Parquinho na LBFA), 2004 (para o Ouro Verde na 1ª divisão da LBFA) e 2015 (para o Nacional também na primeirona da Liga Bauruense).

Por falar em Nacional, o Galo da Cardia é o maior levantador de troféus dentre os representados. Isso porque o time conquistou o título no futebol amador em cinco oportunidades: 1969 (da LBFA), 1971 (também da LBFA em título dividido com o Fortaleza), 2004 (da extinta Liga Regional, sobre o Redentor), 2015 (da 1ª divisão da Liga Bauruense sobre o Independência) e o tido mais importante da sua história: O Paulista, em 1998, sobre o hoje time profissional do União Suzano AC.

Seja lá quem avançar para a final, a certeza que temos é de que serão de fato dois novos grandes jogos contra a representação do Vitória. Acompanhemos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.