Parceiro

Matheus Menezes treina com a seleção brasileira de natação paralímpica em São Paulo

Redação
Matheus Menezes compete na categoria S10 da natação paralímpica
Foto: Divulgação / ABDA

O nadador paralímpico da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) Matheus Menezes Ribeiro foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para treinar no Centro de Treinamento Paralímpico com a seleção brasileira, em São Paulo, de 31 de março a 6 de abril.

O atleta Matheus Ribeiro compete pela categoria S10, classe de maior funcionabilidade na classificação paralímpica (saiba mais abaixo sobre as classificações).

“Objetivo principal da convocação é avaliar a performance dos atletas brasileiros na categoria sub-18, pois alguns já treinam com os técnicos da seleção, enquanto outros, como no caso do Matheus, não”, explicou o técnico da ABDA Douglas Gonçalves.

Entenda as classificações

A natação paralímpica tem sua classificação baseada no tipo de deficiência e no tipo de prova. A modalidade natação possui um prefixo S (“swim”, em inglês). Os deficientes visuais são divididos em três categorias de acordo com o grau de deficiência (S11 para os de maior grau e S13 para os de menor grau).

Os deficientes físicos são classificados de acordo com diversos fatores, como força muscular, coordenação motora, amplitude de movimento e comprimento dos membros. A avaliação também inclui uma prova prática.

Nem todas as provas são abertas a qualquer classe. De modo geral, distâncias mais curtas são reservadas para as categorias S1 a S5 e distâncias mais longas são disputadas por atletas S6 a S10.

Fonte: ABDA



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.