Com direito a puxada de caminhão dos bombeiros, Bauru se mobiliza no Dia Do Desafio



Alunos do Colégio Adventista puxam caminhão do corpo de bombeiros
Foto: Divulgação Colégio Adventista

A 25ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas aconteceu nesta quarta-feira 29 de Maio. O Dia Do Desafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Mais do que competição, a campanha busca promover integração e cooperação.

Em 2018, foi apresentado o Desafio Trienal – 2018 a 2020. Com o objetivo de proporcionar uma participação ainda mais qualificada, foram sorteadas duplas de cidades que se tornaram competidoras e parceiras por três anos. O resultado irá contemplar tanto os números conquistados por cada cidade, como a somatória de seus esforços.

As atividades do Dia Do Desafio são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas e contam com a participação de toda a sociedade. E de acordo com a nova proposta, Bauru, no interior do estado de São Paulo, enfrentou pela segunda vez a capital do estado do Acre, Rio Branco.

Em 2018, o município paulista perdeu para a capital acriana. Enquanto 128.357 participantes registraram suas atividades físicas na cidade do norte do país (o que corresponde a 38% da população), apenas 5.936 participantes fizeram o mesmo aqui em São Paulo (somente 2% da população). No ranking geral da categoria entre as cidades de 250 mil a 999.999 habitantes, ambos figuram na 18ª colocação. 

Centenas de pessoas, entre funcionários da própria Prefeitura, escolas, empresas e instituições públicas e particulares participaram do Dia do Desafio com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semel). O Serviço Social do Comércio (SESC) foi quem coordenou o evento na Cidade sem Limites.

As atividades monitoradas foram realizadas no período da manhã e da tarde em diversas secretarias, no Ambulatório Municipal de Fisioterapia e no Paço Municipal. As atividades também aconteceram em diferentes horários na praça Dina Maris Conte Munhoz, na E.E. Matha Aparecida Barbosa (CAIC), CEU das Artes, CSU, no Sambódromo e no Centro Popular de Esportes e Lazer. 

Puxando um caminhão dos bombeiros


Lucas Dorador, ao centro, foi um dos alunos a puxarem o caminhão dos bombeiros em frente a escola
Foto: Divulgação Colégio Adventista

Entre as diversas atividades realizadas em Bauru e que foram registradas na Prefeitura, uma das que mais chamaram a atenção foi a que promoveu o Colégio Adventista de Bauru: puxar um caminhão do corpo de bombeiros cheio de água e pesando aproximadamente nove toneladas.

O colégio bloqueou a quadra dois da Rua Célio Daibem para promover o desafio encarado por cerca de 150 pessoas que em sua grande maioria eram alunos. Para Lucas Dorador Ribeiro (8), aluno do terceiro ano do colégio, o desafio foi muito difícil:

"O desafio foi bom, mas tive muito cansaço porque fiquei bem apertado já que tinha um montão de criança e o espaço era bem pequeno (...) Nunca tinha puxado um caminhão do corpo de bombeiros antes. A gente até conseguiu puxar e ele andou um pouco, mas eu não ia conseguir puxar sozinho porque ele pesa nove toneladas". Perguntado se prefere puxar um caminhão ou jogar futebol, aos risos ele foi enfático: "Jogar bola".

Seu pai, Saulo Henrique Ribeiro disse ser a favor dessa iniciativa de incentivo a prática de exercícios físicos e compreende a importância que tem o Dia Do Desafio: 

"Acho bacana porque celebrar essa data incentivando as crianças a praticarem atividades físicas ou esportes é um desafio. Praticar exercício já é um desafio. Acho que é uma forma saudável de competição quando você vê por exemplo as crianças todas unidas, juntas tentando puxar um caminhão. Isso mostra que a vida também tem seus desafios". Perguntado se também conseguiria puxar um caminhão, Saulo brincou: "Sozinho, com essa idade, com certeza não. Se lá tinham 150 crianças, pra eu conseguir teriam que ter pelo menos uns duzentos Saulos".

O resultado do vencedor deste ano sairá na próxima semana, no dia 05 de junho (quarta-feira).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.