Richarlyson acerta com Campinense para disputa da série D do Brasileiro

TNRB / Globoesporte.com

Será primeira vez que jogador atuará em Campina Grande
Foto: Divulgação Campinense
A carreira do meio-campista Richarlyson ganha mais um episódio a partir desta semana. Com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro - como São Paulo e Atlético-MG - e dono de títulos importantes - Brasileirão, Libertadores e Mundial -, o jogador de 36 anos vai disputar a Série D do Brasileiro pelo Campinense. Vai ser a sua primeira passagem pelo futebol da Paraíba, a terceira pelo do Nordeste. Ele chega ao Rubro-Negro de Campina Grande com a missão de salvar o time de uma eliminação precoce na quarta divisão do futebol nacional.

Richarlyson iniciou esta temporada defendendo as cores do Noroeste na Série A3 do Campeonato Paulista. Mas é o seu passado vestindo as camisas de grandes clubes e conquistando títulos importantes que o credencia a chegar ao futebol paraibano com status de grande contratação.

O meio-campista - que atua como meia, volante ou lateral-esquerdo - conquistou nada menos que três títulos brasileiros e um Mundial pelo São Paulo, e uma Copa Libertadores e uma Recopa pelo Atlético-MG, além de três estaduais pelos dois clubes. Ao longo da carreira, ele ainda vestiu as camisas de outros times do Brasil - Vitória, Chapecoense, Novorizontino, Guarani e Cianorte - e do exterior - jogou no FC Goa, da Índia, e no Red Bull Salzburg, da Áustria.

Em 2008, o bom desempenho aliado à versatilidade o credenciou a ser convocado para a Seleção Brasileira, pelo então técnico Dunga. Ele entrou em campo na vitória por 1 a 0 sobre a Irlanda, em partida amistosa.

Após passagem pelo Norusca na A3, atleta defenderá as cores da equipe da Paraíba
Foto: Bruno Freitas / EC Noroeste
Mas os últimos anos têm sido marcados por alguns hiatos na carreira de Richarlyson. No fim de 2014, por exemplo, ele chegou a anunciar sua aposentadoria do futebol e, no ano seguinte, se aventurou em outro esporte. O jogador defendeu a equipe do Taquarituba, do interior paulista, em algumas competições de vôlei. Mais recentemente, quando estava sem atuar, passou a praticar crossfit e cogitou até participar de algumas competições.

De volta ao futebol, ele vai jogar pela primeira vez na Paraíba. No ano passado, ele até flertou com a possibilidade de atuar no Botafogo-PB, de João Pessoa, muito embora o clube nunca tenha admitido oficialmente que teve interesse no atleta. Ao Campinense, ele chega com uma missão para lá de complicada: ajudar o time a conseguir três vitórias nos próximos três jogos para se classificar à fase de mata-mata da Série D sem depender de outros resultados.

Richarlyson não atua há mais de um mês. Na última vez em que esteve em campo, pelo Noroeste, foi substituído no segundo tempo e viu sua equipe ser derrotada por 1 a 0 pelas quartas de final do Paulista A3. Porém, esse período longe dos gramados não deve ser problema para o meio-campista, que esteve mantendo a forma física praticando crossfit.

Campinense

Com 104 anos de existência, o time da cidade de Campina Grande ocupa atualmente a posição de número 70 do ranking de clubes da CBF e carrega em sua história vários títulos, entre eles o da Copa do Nordeste (1), Copa da Paraíba (2) e Campeonato Paraibano (20).

Nesse ano, o time foi vice-campeão estadual e agora joga o 4º nível do futebol nacional. Integrante do grupo A7, o Campinense Clube está ao lado de Jacuipense-BA, ASA de Arapiraca-AL e Vitória de Santo Antão-PE. Com três pontos em três jogos, a equipe ocupa o 3º lugar da classificação, em que somente o líder se classifica de forma direta para a fase seguinte (e talvez o segundo colocado a depender dos índices técnicos).

O clube voltará a campo no próximo domingo (26/05) para enfrentar o ASA em casa, e depois jogará fora contra a Jacuipense e em novamente em casa, contra o Vitória.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.