Parceiro

Em parceria com CBV, FPV anuncia curso de árbitros e apontadores

TNRB / FPV / Dicionário Olímpico

Árbitro Paulo Turci durante partida
Foto: Arquivo pessoal

A Federação Paulista de Volleyball informa que o mês de julho será mês de mais um Curso de Formação para Árbitros e Apontadores, uma parceria da FPV, CBV e VôleiSP. O evento acontecerá nos dias 5, 6, 7, 12, 13, 14, 19, 20 e 21 no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na capital paulista.

As inscrições, abertas a maiores de 18 anos e com ensino médio completo, poderão ser feitas pelo telefone (11) 3864-4613 ou pelo e-mail, valeria@voleisp.com.br. As vagas são limitadas.

Como funciona?

No voleibol, a equipe de arbitragem é formada pelos árbitros, juízes de linha e apontadores. O primeiro árbitro é quem dirige a partida, comanda toda a equipe de arbitragem e ocupa a cadeira do árbitro. 

O segundo árbitro atua de pé, no lado oposto ao do primeiro árbitro. Havendo necessidade, o segundo árbitro pode substituir o primeiro. A função dos juízes de linha é indicar, com a ajuda das bandeiras, quando uma bola tocou o chão dentro ou fora da quadra de jogo, auxiliando o trabalho do primeiro árbitro na checagem de irregularidades. 

Aos apontadores compete administrar as informações que devem constar na súmula, tais como marcar as substituições, anotar a formação inicial das equipes e as advertências recebidas por uma equipe.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.