Parceiro

Sesi Vôlei Bauru se apresenta para temporada 2019/2020


Atletas deram início na temporada ao passarem por avaliações físicas na capital
Foto: Sesi Vôlei Bauru

Time fez avaliações clínicas ontem, em São Paulo, retornando para Bauru para iniciar os treinos nesta terça-feira


O Sesi Vôlei Bauru se reapresentou ontem, 17, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo, para o início das avaliações clínicas para a temporada 2019/2020. Foram realizados testes físicos e médicos da equipe que disputará as principais competições do voleibol nacional.

Fisioterapeuta, nutricionista e preparador físico realizaram uma bateria de testes para avaliarem o estado físico das atletas. Estavam presentes as atletas: Tifanny, Gabi Candido, Tássia, Naiane, Andressa Picussa e a levantadora Dani Lins. As estrangeiras Polina Rahimova e Sarah Wilhite se apresentam somente em setembro. A Valquiria e a Mayhara estão na seleção militar e não puderam comparecer às avaliações.

O preparador físico, Fábio Pandufo efetuou a medição de peso, altura, impulsão vertical das atletas e porcentagem de gordura do corpo junto com testes biomecânicos. Uma vez que as variáveis de força, potência e resistência muscular são de extrema importância para o desempenho das atletas, o fisioterapeuta Rogério Lourenço realizou a avaliação isocinética que tem como objetivo identificar desequilíbrios musculares que possam interferir na prática ou no retorno para atividades esportivas.

Rogério Lourenço realizou a avaliação isocinética nas atletas
Foto: Sesi Vôlei Bauru

“Esta é a única maneira de sobrecarregar um músculo de modo dinâmico até sua capacidade máxima. Com esta avaliação podemos verificar possíveis desequilíbrios musculares, causas de sérias contusões, gerando parâmetros quantitativos e eficazes para otimizar os trabalhos de prevenção ou reabilitação. Os valores obtidos no teste devem ser comparados com o membro contralateral e com a musculatura antagonista ao movimento realizado”, explica o fisioterapeuta.

Já a nutricionista Carol Bernadino, avaliou o recordatório habitual da alimentação das atletas para entender como elas se alimentam, intervindo no cardápio do dia a dia para garantir saúde e bom desempenho dentro e fora das quadras. “Na anamnese, eu consigo analisar o consumo de água, suplementação, medicamentos, histórico de lesão e histórico de peso”, completa a nutricionista.

Ao analisar a importância das avaliações físicas antes do retorno aos treinos, o presidente do Sesi Vôlei Bauru Reinaldo Mandaliti foi enfático. “Os exames são fundamentais para saber a real situação em que as atletas se apresentaram e sabermos o que precisamos fazer para que estejam em alto nível físico para disputar os campeonatos”, salientou o dirigente.

Competições e treinos

O calendário de competições do Sesi Vôlei Bauru na temporada 2019/2020 começa em julho com as disputas dos Jogos Regionais e abertos que serão disputados pela equipe Sub 21, e prossegue com a Copa São Paulo e o Campeonato Paulista, ambas com início previsto para agosto, e a Superliga, a partir de outubro/novembro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.