Unifacisa vence São Paulo e é campeã da Liga Ouro 2019

NBB

Equipe de Campina Grande garantiu o direito de disputar o NBB na próxima temporada
Foto: Divulgação LNB

A Unifacisa é a grande campeã da Liga Ouro 2019. Na noite desta sexta-feira (31/05), o time da Paraíba venceu o Jogo 5 das Finais contra o São Paulo FC, em pleno Ginásio do Morumbi, por 80 a 78, e conquistou o título da Divisão de Acesso ao NBB CAIXA.

Campeã da Liga Ouro, a Unifacisa terá o direito de disputar a próxima temporada do NBB CAIXA. O próximo passo é comprovar os pré-requisitos estabelecidos pela LNB para ser o primeiro representante da Paraíba na elite do basquete brasileiro.

Além das equipes, participaram na edição de 2019 o Londrina/PR, Blumenau/SC, Campo Mourão/PR, Cerrado Basquete/DF, Pato Basquete/PR e Rio Claro/SP. Com este título a Unifacisa é a sexta equipe diferente da competição, que teve neste ano a sua sexta edição, a levantar o troféu de campeão. Anteriormente Rio Claro/SP, Caxias do Sul/RS, Vasco da Gama/RJ, Botafogo/RJ e Corinthians/SP já tiveram a oportunidade levantarem o caneco.

“A gente fica muito feliz em levar esse título para o Nordeste, para a Paraíba, para Campina Grande. Temos que massificar o basquete no Brasil, descentralizar do eixo Sul-Sudeste, para que no futuro apareçam novos atletas para defender nossa Seleção, novos ídolos nacionais. Com isso o basquete vai viver dias melhores”, afirmou o treinador Eduardo Schafer.





Os grandes destaques da Unifacisa nessa vitória decisiva foram os norte-americanos Nick Okorie e Nathan Barnes, que combinaram para 44 dos 80 pontos da equipe paraibana – 23 de Okorie e 21 de Barnes.

Além deles, o pivô Pezão também foi importante e anotou um duplo-duplo de 14 pontos e 11 rebotes (17 de eficiência). Regular em todos os jogos, Pezão ainda foi coroado com o prêmio de MVP das Finais, com médias de 13,4 pontos, 9,6 rebotes e 18,2 de eficiência durante essas Finais.





“O que fiz foi ajudar a minha equipe da melhor forma possível. Trabalhamos muito forte e, por conta disso, cresci muito com os meus companheiros. Isso também é mérito deles, que me ajudaram demais”, disse o melhor jogador das Finais.

Pelo São Paulo, os destaques ficaram por conta do ala Jalen Jones, com 21 pontos, seis rebotes e 17 de eficiência, e do pivô João Vitor, que contribuiu com 19 pontos, quatro rebotes e 18 de eficiência.

Autor de 12 pontos na partida, o experiente ala/pivô William Drudi fez um balanço da temporada do tricolor paulista, que só não foi perfeita por não ter alcançado o título da Liga Ouro, segundo ele.

“Nossa temporada foi quase perfeita, só faltou o título. Infelizmente o segundo lugar não é muito valorizado aqui no Brasil, mas não podemos tirar o mérito da Unifacisa, que fez dois grandes jogos aqui em São Paulo e teve personalidade para conseguir essas vitórias. Conseguimos nos reerguer duas vezes na série, até conseguir trazer a decisão para esse Jogo 5, que era o que mais desejávamos. Fico triste por não ter conseguido coroar essa torcida com o título, mas o grupo deixou 100% dentro de quadra”, afirmou o ala/pivô do São Paulo.


Equipe do São Paulo lutou até o fim, mas não conseguiu reverter a série
Foto: Divulgação LNB

Depois de ter perdido a chance de fechar a série em casa, no Jogo 4, a Unifacisa não desperdiçou outra oportunidade de conquistar o título e conseguiu vencer seu segundo jogo no Ginásio do Morumbi nas Finais.

O treinador Eduardo Schafer destacou o equilíbrio e a dificuldade da competição, além de comemorar o título justamente em uma marca especial de sua carreira.

“Foi muito difícil. Todos os jogos foram equilibrados, em casa ou fora. Foi um campeonato em que todas as equipes investiram, acreditaram na Liga Ouro. Hoje me sinto muito feliz, às vezes nem acredito que estou vivendo esse momento. Estou completando 35 anos de carreira como treinador e a experiência que vivi na Liga Ouro nesses últimos dois anos não tem preço, estar vivendo o basquete de alto nível não tem igual”, afirmou o treinador.


A caminhada da Unifacisa até o título não foi nada simples. Nos cinco primeiros jogos do campeonato, a equipe de Campina Grande conseguiu vencer apenas um. Depois dessa sequência negativa, o time conseguiu crescer na competição e embalou de vez com quatro vitórias consecutivas.

Classificada na quarta colocação geral para os playoffs, a Unifacisa não teve muitas dificuldades para passar pelo Cerrado Basquete nas quartas de final (2 a 0). Nas semifinais, o adversário foi o Londrina/Unicesumar, líder da fase de classificação. A equipe paraibana conseguiu uma vitória fora de casa no Jogo 1 e fechou a série com duas vitórias com o apoio de seus torcedores (3 a 1).

Para o comandante Eduardo Schafer, a união do grupo foi fundamental nessa caminhada até a vitória nas Finais sobre o São Paulo.

“A união do nosso grupo foi fundamental para o título. Eles são jogadores extremamente profissionais, que acreditaram no nosso projeto e nas ideias desde o começo. É uma equipe que sempre acreditou e confiou no que estávamos fazendo. Passamos por altos e baixos na competição. Começamos muito mal, mas conseguimos crescer na hora certa. Reagimos no final do primeiro turno e crescemos nessa reta final até chegar aqui”, completou.


Atletas da Unifacida recebendo troféu de campeã da Liga Ouro 2019
Foto: Divulgação LNB

O ala Audrei Parisotto, capitão da equipe, falou sobre a forte relação da cidade de Campina Grande com o basquete, algo que não existia há pouco tempo atrás e que receberá partidas do NBB CAIXA na próxima temporada.

“A gente sabe o que esse título representa para Campina Grande, a gente viveu toda aquela comoção que foi na cidade, foi impressionante. Acho que as pessoas não têm ideia do que aconteceu lá, em qualquer lugar que você ia as pessoas te reconheciam, falavam sobre os jogos e torciam muito. Lógico que estamos muito felizes pela conquista, mas principalmente pelos torcedores da cidade, que era um lugar que não tinha basquete e hoje está comemorando esse título”, afirmou Audrei.


Confira os resultados das Finais:

Jogo 1 – São Paulo 72 x 81 Unifacisa
Jogo 2 – São Paulo 84 x 85 Unifacisa
Jogo 3 – Unifacisa 71 x 66 São Paulo
Jogo 4 – Unifacisa 82 x 86 São Paulo
Jogo 5 – São Paulo 78 x 80 Unifacisa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.