Parceiro

BTC inaugura o 1.º CT de Xadrez avançado da região

Autoridades do município, professores e crianças participaram a cerimônia
Foto: Bruno Freitas / BTC


Com a presença de autoridades do município, o Bauru Tênis Clube inaugurou, na noite da última quarta-feira (17), o primeiro Centro de Treinamento de Xadrez da região, cujo objetivo é a modalidade avançar ainda mais no número de praticantes e de títulos. Hoje, de acordo com professores do projeto de xadrez que o BTC tem em parceria com a Semel, Bauru tem cerca de 3 mil praticantes de xadrez em atividades, somando escolas, clubes e universidades, com cinco Mestres Nacionais. 

Inauguraram o CT de Xadrez o presidente do BTC, José Roberto Martins Segalla, que também é presidente da Câmara Municipal, representando assim o Poder Legislativo também, o vice-prefeito Toninho Gimenez, o secretário da Semel Alexandre Zuicker, o vereador e segundo vice-presidente do BTC Roger Barude, o diretor social do BTC Carlos Prando, o professor de xadrez Ronaldo Alonso "Dodô", o coordenador do xadrez Guilherme Telles Nunes, além das crianças e adolescentes praticantes.

No novo CT, que traz nas paredes uma contextualização histórica do esporte e dos maiores nomes do tabuleiro, uma capacidade para 44 alunos, além de poder ser ampliada para a sala ao lado, triplicando a quantidade quando houver competições. O espaço é equipado com tabuleiros, peças, lousa para aula e um retroprojetor, onde também é utilizado para aulas de videoconferência ao vivo, com Grandes Mestres (GMs) de todo o País, além de competições online.

CT PROPORCIONA EVOLUÇÃO

O BTC/Semel segue em evolução, mesmo após o falecimento do antigo professor Edvaldo Bezerra Diniz, o Paraíba, que tantos troféus conquistou para a cidade, formando mais de 10 campeões brasileiros, com dois disputando o Mundial, sempre acompanhado com o diretor Murilo Martha Aiello. Nos últimos anos, o Xadrez BTC/Semel conquistou títulos de campeão brasileiro escolar, disputou o Mundial, somou vários títulos estaduais e atualmente é bicampeão consecutivo dos Jogos Regionais, tanto no masculino quanto feminino. Neste ano, em Botucatu, a partir desta sexta-feira, eles vão em busca do tricampeonato seguido. O título de Jogos Abertos é algo que pode ser conquistado nos próximos anos, com bauruenses, projetam os professores.

"Bauru, no passado, foi potência do xadrez e sempre foi muito respeitado na modalidade. E estamos retomando isso, com estrutura, praticantes e títulos. E esse CT vem para coroar esse trabalho que estamos fazendo, buscando avançar ainda mais, com xadrez atuante e vibrante, para que no futuro possamos ter grandes conquistas no cenário nacional e internacional", disse Guilherme Telles Nunes, coordenador do Xadrez BTC/Semel.

HOMENAGEM

Na cerimônia de inauguração do CT de Xadrez foi feita uma homenagem ao advogado e empresário Murilo Martha Aiello, 76 anos, patrono da sala, que leva seu nome em homenagem. O BTC vem adotando nos últimos anos as homenagens em vida.

Advogado e empresário Murilo Martha Aiello foi homenageado no BTC
Foto: Bruno Freitas / BTC

Além de betecista, Murilo Martha Aiello é membro do Conselho Deliberativo, no qual já foi presidente, e por décadas tem sido um grande incentivador e entusiasta do xadrez de Bauru. Advogado desde 1965, membro também do Rotary Club e da Legião Mirim de Bauru, onde forma novos cidadãos bauruenses todos os anos, o do BTC e da Semel também já foi eleito o Melhor Enxadrista do Interior, pela Academia Capablanca de Xadrez, de São Paulo. Foi também um incentivador do xadrez na mídia local, escrevendo semanalmente sobre a modalidade no Jornal da Cidade e comentando sobre xadrez na extinta rádio Auri-Verde, numa época onde pouco se falava dos jogos de tabuleiros na imprensa. 

Para fazer aulas de xadrez, as crianças e adolescentes podem procurar o BTC acompanhado dos pais, na avenida José Vicente Aiello, n.º 5-176. O telefone é 3235-0500. As aulas acontecem nos seguintes horários:

Iniciantes: quarta-feira 17h45 às 19h15.
Equipe mini: sexta-feira 17h30 às 19h.
Intermediário 2: segunda-feira 16h às 17h30.
Intermediário 1: quarta-feira 16h às 17h30.
Avançado: terça-feira 14h às 16h30 e quarta-feira 14h às 16h.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.