Parceiro

ABDA inicia mais uma atividade para formação cultural das crianças

Grupos despertam gosto pela leitura de modo lúdico e contribuem para desenvolvimento
Foto: Divulgação




A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) começou a oferecer nesta semana mais uma atividade para contribuir com a formação das crianças. Foram criados grupos de leitura cujo objetivo é despertar o gosto dos pequenos atletas pelos livros, fonte inquestionável de saber. A atividade extra com duração de 30 minutos, inicialmente, será oferecida às quintas e sextas-feiras, à tarde, para 12 crianças em cada horário. No momento não há mais vagas, mas existindo demanda poderão ser ampliadas as turmas.

Quem instruirá as crianças, voluntariamente, é a atleta paralímpica da ABDA Glauciene Ribeiro. Na aula inaugural, Glau, como é carinhosamente chamada por todos, apresentou às crianças um vídeo do poeta, cordelista, declamador e palestrante brasileiro Bráulio Bessa. No vídeo, ele fala sobre a importância da leitura e como os livros ajudam a transformar a vida. As crianças foram instigadas a refletir sobre o tema e debateram o assunto.

A proposta ainda contemplará o que a instrutora chamou de “pasta viajante”, um kit contendo um livro, um estojo com lápis e um caderno. A cada encontro, uma criança levará o kit para casa. Fará a leitura de um capítulo do livro e executará uma atividade no caderno. No encontro, seguinte, contará a história lida e mostrará seu trabalho para os demais que farão um debate sobre a leitura do dia. A pasta então será levada para a casa por outra criança por meio de sorteio. “Essa é apenas uma das atividades que faremos. Pretendo trazer sempre uma atividade nova, para que eles aos poucos despertem o prazer pela leitura de modo lúdico e natural”, explicou Glauciene, muito empolgada com a nova oportunidade dentro da associação, que será conciliada com sua rotina de treinos na piscina.

As crianças aprovaram a novidade, se mostraram bastante interessadas e curiosas pelos próximos encontros. Os pais também apoiaram a iniciativa da ABDA que busca contribuir para o enriquecimento do vocabulário das crianças. “A leitura desenvolve a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio. Além disso, estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade. Ajuda a criança a perceber e a lidar com sentimentos e emoções”, comenta Maria Raunith Martins, assistente social da ABDA que também acompanha o desenvolvimento da nova atividade.

Para promover o desenvolvimento integral da criança, a ABDA também oferece, além das atividades esportivas e musicais, aulas de reforço escolar, inglês, informática e artes, como parte de sua estratégia de atuação na formação global de cidadãos mais dignos e melhoria da sociedade.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.