Parceiro

Denrick Cabral foi bicampeão absoluto do Torneio da Cidade de Bauru

Dérick Cabral está entre os mestres nacionais do xadrez
Foto: Bruno Freitas / BTC


O enxadrista Denrick Cabral, da equipe Xadrez BTC/Semel, foi bicampeão do Campeonato da Cidade de Bauru de Xadrez - "Kaneaki Ijuim 2019", categoria absoluto, após seis meses de partidas. Ele também venceu a competição em 2017, dividindo o título na época em um empate histórico com Ronaldo Alonso, o Dodô, também do Bauru Tênis Clube.

Denrick Cabral conquistou o troféu da Primeira Divisão após nove rodadas no formato Schuring, todos contra todos, vencendo 5 jogos, empatando 4 e totalizando 7 pontos. O vice-campeão foi Ronaldo Alonso e o terceiro foi Rodrigo Vilas Boas.

A partir de 2018 foi criado duas divisões. A primeira sendo sempre com 10 enxadristas, com rebaixamento dos dois últimos colocados. Naquele ano o campeão da Primeira Divisão foi Tiago Mangialardo, do BTC. Em 2019 subiram da divisão de acesso para a principal Eric Piassi e Guilherme Gomes. A segunda divisão é aberta, sem limite de participantes.

O TORNEIO

A competição, que teve início na década de 1960, voltou a ser disputada após 17 anos, graças ao empenho da equipe de Xadrez BTC/Semel e do crescimento da modalidade em Bauru, que vem promovendo a competição nos últimos três anos.

Uma curiosidade do Troféu Kaneaki Ijuim é que nunca houve uma campeã mulher. O maior vencedor é Alípio Cara, com 14 títulos. O segundo maior vencedor é Julio Miyasato, já falecido, com sete conquistas, e o terceiro maior vencedor é Murilo Martha Aiello, com quatro títulos.

MESTRES NACIONAIS

Tanto Denrick Cabral quando Ronaldo Alonso, o Dodô, foram consagrados pelo título de Mestre Nacional. O título de maestria foi concedido pela Confederação Brasileira de Xadrez. O de Dodô foi conquistado devido a alta pontuação via rating, que é uma das regras alcançar os 2.200 pontos rating CBX. E o de Denrick foi graças a boa performance no campeonato Continental das Américas, cuja edição foi em São Paulo.

"É mais um reconhecimento importante para o xadrez de Bauru, que vem se fortalecendo muito nos últimos anos. E agora estamos nos preparando para buscar o títulos dos Jogos Abertos do Interior", disse Denrick.

JOGOS ABERTOS

Nesta quarta-feira, dia 13, começa os Jogos Abertos do Interior para o xadrez, com seis dias de competição. No time feminino do Xadrez BTC/Semel estão Liara Blanco, Ana Clara Barreto, Beatriz Primo e Letícia Manzato. No time Masculino adulto estão Ronaldo Alonso, Denrick Cabral, Tiago Mangialardo, Guilherme Telles Nunes, Guilherme Gomes, Daniel Baldim e duas contratações de peso, feitas por um patrocinador ligado ao xadrez do BTC, que traz o Grande Mestre Yago Santiago, Krikor Mekhitarian , único brasileiro que representou o Brasil na Copa do Mundo de Xadrez na Rússia. o técnico de ambos os times é o professor Dodô.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.