PESQUISE

ABDA bate recorde no número de universitários bolsistas em 2020

Bolsista da ABDA aumentam em 2020 e Associação comemora avanço
Foto: Divulgação

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) comemora, em 2020, mais um recorde. O número de atletas universitários bolsistas este ano chegou a 35. Em 2019, haviam sido 30 contemplados. A oferta de bolsas de estudo na ABDA faz parte do objetivo de proporcionar um futuro melhor a crianças e adolescentes por meio da evolução educacional, usando o esporte como ferramenta para elevar a autoestima, ensinar disciplina e, acima de tudo, contribuir na formação do caráter.

A assistente social da ABDA, Maria Raunith Martins, ressalta que a maioria dos bolsistas serão os primeiros em suas famílias a conquistarem uma formação superior. “Muitos pais jamais teriam condições de pagar uma faculdade para seus filhos. Em outros casos, para se formar, o atleta teria que abandonar os treinos para trabalhar e arcar com os custos de uma universidade, perdendo a chance de seguir no esporte, vivenciar situações e conhecer lugares diferentes”, revela.

Todos os anos, a ABDA oferece bolsas de estudo nas melhores instituições de ensino como forma de incentivo aos atletas que se destacam. As bolsas vão desde o ensino fundamental até a universidade. Em 2020, são 90 bolsistas no total, sendo 35 universitários. “Os critérios para concessão das bolsas de estudo são comprometimento do atleta com os treinos, disciplina, responsabilidade de um modo geral, bom rendimento escolar e rendimento em sua modalidade”, explica a assistente social.

Os cursos são os mais variados e o aluno é livre para escolher a profissão que deseja estudar. Entre os bolsistas da ABDA, há alunos dos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Produção Audiovisual, Psicologia, Gastronomia, Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Ciências Aeronáuticas, Ciências da Computação, Agronomia e Biomedicina.

Além dos bolsistas universitários, a ABDA tem atletas em cursos técnicos e mantém parceria todos os anos com Senai para oferta de cursos profissionalizantes a atletas e também familiares. Na área de informática, a ABDA ainda oferece por meio de parceria com a Finch Soluções um curso de utilização de tecnologias e lógica de programação para crianças e adolescentes.

Primeiros graduados

As atividades da ABDA tiveram início em 2010, com sua fundação oficial em 2011. Outra comemoração recente, motivo de orgulho na ABDA, são os primeiros graduados, atletas que adentraram crianças no início da ABDA e conquistaram o benefício da bolsa de estudos ao longo dos anos e já se formaram em Educação Física (Evellin Passos, do atletismo) e Engenharia Elétrica (Leonardo Fernandes e Luiz Cardoso, do polo aquático). Além disso, a ABDA teve o atleta bolsista Luan Barbieri, do polo aquático, aprovado em 12º lugar na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB).

O desafio dos atletas bolsistas é conciliar a rotina estudantil com a rotina de treinamentos que permanece inalterada. O objetivo é desenvolver, paralelamente, as duas vertentes para que, no futuro, o jovem possa optar por seguir no esporte ou na carreira escolhida.

Acesse o link no site da ABDA e conheça nossos atletas universitários: http://abdabauru.com.br/universitarios/.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.